terça-feira, janeiro 18, 2011

Crítica do Filme 'Um Lugar Qualquer'

Sofia Coppola carrega um sobrenome de bastante peso na indústria cinematográfica. Dona de filmes discretos como 'Encontros e Desencontros' e visualmente belos como 'Maria Antonieta', Um Lugar Qualquer carrega um pouco dos dois, mas ele comprova, de vez, uma delicada Sofia.

Johnny Marco (Stephen Dorff) é um bem sucedido ator de Hollywood que não possui uma reputação das melhores. Hospedado no lendário hotel Chateau Marmont para recuperar-se de um acidente no set de filmagens, ele passa os dias em festas com strippers ou dirigindo sua Ferrari por puro prazer. Porém, o ator tem sua rotina subitamente alterada pela presença de Cleo (Elle Fanning), sua filha de 11 anos, que passa a visitá-lo com certa frequencia. Embora a princípio seja incapaz de dar à menina a atenção que precisa, a progressiva aproximação leva Johnny a reavaliar sua vida.

Sofia sabe ser bastante delicada quando quer. Tratou a relação entre pai e filha de uma forma sutil e bastante discreta. Uma diretora que gosta de ter hotéis sempre em seus filmes como uma espécie de transitoriedade na vida do personagem. Johnny Marco é um personagem bem entediante. Sua vida é tediosa, exceto pela sua filha Cleo. Stephen Dorff passa exatamente a ideia do personagem. Elle Fanning (uma adorável atriz) não precisa mostrar seu potencial no filme, até mesmo porque não se exige isso dela, mas atual de modo bastante convincente.


Sofia aproveitou, na minha visão, muito a sincronia entre o pai e filha. Donos de cenas memoráveis que vai desde eles brincando de videogame, até eles protagonizando uma cena delicadíssima no fundo de uma  piscina, deixando-os realistas aos olhos do expectador. O entrosamento dos dois atores ajudou muito. Contudo, Sofia teve a chance de criar um belíssimo filme, se tivesse terminado com os dois sentados à beira da piscina (foto ao lado). No entanto ela opta por terminar o filme como um filme, em vez de terminá-lo do jeito que começou, real. Um Lugar Qualquer vale apena ser visto, mas sobre um olhar diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário