domingo, fevereiro 20, 2011

Hailee Steinfeld: A Surpresa do Oscar 2011

Muito se falava do filme ‘Bravura Indômita’ (True Grit) dos famosos irmãos Coen, uma refilmagem do clássico faroeste de 1969 estrelado por John Wayne, famoso por filmes de western. Críticos americanos estavam louvando este novo trabalho dos Coen, já oscarizados pelo quase western ‘Onde os Fracos não Tem Vez’. Mesmo com as excelentes críticas que o filme vinha recebendo, não cheguei a me interessar por ele logo de cara, pois sempre tive um pé atrás em relação a qualquer trabalho deles. Não gostei de ‘Onde os Fracos não Tem Vez’ e muito menos de ‘Queime Depois de Ler’, mas algo me chamou atenção nas críticas que li, em quase todas elas um certo nome recebeu bastantes elogios, e não foi Jeff Bridges (fã incondicional), Matt Damon ou Josh Brolin, foi Hailee Steinfeld

Gosto de conhecer novos rostos do cinema, afinal são eles que continuarão a fazer com que indústria cinematográfica continue de forma excelente. Assisti em Janeiro, e fiquei impressionada, quando eu pensava que minha relação com os Coen não tinha futuro, eles me presenteiam com um dos melhores filmes de 2010. Bravura Indômita é o meu primeiro filme de faroeste, um gênero meio que fora de moda nos tempos atuais, mas que nem por isso perdeu seu charme na era do 3D. De fotografia linda, trilha sonora envolvente e figurinos belíssimos, Bravura Indômita me fez perceber que ainda existe uma luz no fim do túnel entre os Coen e eu, e que eles sabem revelar um rosto novo para o cinema atual. Hailee Steinfeld, que na época tinha 13 anos, hoje tem 14, foi a escolhida dentre muitas para interpretar o cobiçado papel de Mattie Ross, na nova e aguardado produção dos irmãos Coen. 

Depois de impressionar os badalados diretores, o verdadeiro desafio da Hailee ainda estava por vim, que era encarnar uma personagem imortalizada no gênero western e ainda encarar o fato de este ser o seu primeiro grande filme. E ela conseguiu. Praticamente protagonista do filme, é dela que pertence o título da película. De grande química com Jeff Bridges, e excelentes diálogos, Hailee passa uma atuação madura, algo que era exigido pelo forte papel que lhe foi dado. Uma menina talentosa, madura e carismática, Hailee recebeu inúmeras indicações pelo seu trabalho em ‘Bravura Indômita’, indicações merecidas, inclusive a de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar deste ano.  

Com claras chances de ganhar, depois que a antiga favorita Melissa Leo (‘O Vencedor) resolveu se auto promover para ganhar este ano e da Hailee ser protagonista e está indicada na categoria Coadjuvante, fez suas chances aumentarem. Se seu atual favoritismo se confirmar no próximo Domingo, 27, Hailee pode se tornar a terceira mais jovem a ganhar o Oscar, ficando atrás apenas de nomes como Tatum O’Neal, que em 1973 tinha apenas 10 anos quando ganhou por ‘Lua de Papel’ e Anna Paquin, que em 1993 aos 11 anos conquistou o posto por sua atuação no drama ‘O Piano’. Mesmo se não ganhar receber uma indicação já é um enorme feito, afinal a Academia raramente indica nomes jovens nesta categoria. Agradeço muito aos Coen por terem nos revelado esta joia no cinema atual, e agora a Hailee Steinfeld faz parte da lista de talentosas meninas como Abigail Breslin (indicada ao Oscar por ‘Pequena Miss Sunshine’), Chloe Moretz, Saoirse Ronan (indicada ao Oscar por ‘Desejo e Reparação), AnnaSophia Robb e da atual queridinha Elle Fannigan, em que nós, amantes do cinema devemos prestar atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário