sábado, março 26, 2011

Crítica do Filme 'O Último Mestre do Ar'

Roteirizado, dirigido e produzido pelo irregular M. Night Shyamalan, sendo este o seu primeiro filme fora do gênero suspense, Shyamalan consegue outra vez dar mais um tiro pela culatra (lembram da Dama da Água?), porém não é um fiasco cinematográfico que a crítica americana equivocademente faz parecer.

Adaptação do belo e divertido desenho animado Avatar -A Lenda de Aang a trama apresenta a história de Aang, um menino mestre do ar que precisa amadurecer, pois ele é o profetizado Avatar, o único capaz de controlar os 4 elementos: Ar, Água, Terra e Fogo. Após cem anos de sua ausência, seu mundo encontra-se em guerra, e Aang tem de trazer de volta o equilíbrio entre os povos, finalizando o conflito criado pela nação do Fogo. Os irmãos Katara, uma dominadora da água, e Sokka acompanham Aang em sua jornada para aprender a dominar os 4 elementos. Em seu filme, Shyamalan nos introduz ao Capítulo Um: Água, onde Aang deve aprender a dominar o elemento da água, partindo em busca do mestre dominador da Tribo da Água do Norte.

O filme é um belo visual de efeitos, conseguindo transportar do desenho para o filme as ótimas cenas de ação, porém a fotografia do filme chega a ser muito sombria e fria, quase apocalíptica, algo que não existe no desenho. Shyamalan procuro rostos pouco conhecidos para os papéis principais. O jovem Noah Ringer não consegue demonstrar quase nenhuma expressividade no decorrer do filme, o que parece é que o diretor o chama para o papel somente por ele ser parecido fisicamente com o do desenho e pelas suas habilidades nas artes marciais. O seu Aang é bem chato, enquanto no filme o menino demonstra não aceitar o seu destino, já no desenho ele não só aceita como também se diverte com os poderes.

Os irmãos Katara e Sokka são interpretados pela Nicola Peltz e Jackson Rathbone. Nicola não chega a fazer feio no filme, contudo a Katara do filme é muito melancólica e não demonstra em quase nenhum momento o quanto Aang é importante para ela. Rathbone apesar de se parecer fisicamente com o Sokka, consegue acumular mais uma atuação ruim, seu personagem chega a ser menos expressivo que o Jasper de Crepúsculo. O time de vilões é liderado pelo Dev Patel de 'Quem quer ser um Milionário'. Patel convence, mas não consegue sozinho trazer melhoras ao filme.

O Último Mestre do Ar é mais um outro erro de Shyamalan, apesar de ser fiel ao desenho em algumas partes, em outras perde completamente o foco, para aqueles que conhecem o desenho fica fácil acompanhar o filme, entretanto para quem não conhece, o filme chega a ser bem enxuto e com poucas informações para ajudar o expectador a acompanhá-lo, não é o pior filme deste diretor que virou ascenção depois do aclamado Sexto Sentido, porém fica aqui mais um filme mal encabeçado por este instável diretor. Uma pena!

Um comentário:

  1. Concordo que o desenho é bem mais divertido e comediante do que o filme, este foi um ponto bem diferente entre ambos. Também acredito que fica difícil para alguém que não seja fã da série entender o filme, eu tenho todas as temporadas do desenho e também concordo neste ponto. Foi mesmo uma pena o filme não ter sido aceito, pois a história é muito boa e tinha tudo pra ser um filme excelente!

    Parabéns pelo Blog!!! ^^

    ResponderExcluir