segunda-feira, maio 02, 2011

Crítica do Filme 'Thor'

Considerado um dos super-heróis da Marvel menos conhecido pelo público, Thor tem o trabalho de preparar um terreno para o filme 'Os Vingadores', que reúne boa parte dos heróis da Marvel, previsto para 2012, e ao menos tempo se firma nas telonas para futuras continuações. Com uma direção razoável, boas cenas de ação e um protagonista carismático, 'Thor' consegue fazer bem o seu trabalho.

Thor é um habilidoso, porém arrogante guerreiro cujas ações impulsivas reiniciam uma guerra milenar. Como castigo, seu pai, Odin o força a viver entre os humanos. Na Terra, o herói nórdico aprende o que é necessário para ser um verdadeiro herói quando o mais perigoso vilão de seu mundo envia as forças do mal de Asgard para invadir o planeta.

O diretor Kenneth Branagh, conhecido por suas adaptações shakespearianas, fez um trabalho bastante razoável, se considerarmos que ele não tem nenhuma experiência em dirigir produções grandes como as histórias da Marvel. O roteiro lembra bastante uma fórmula à lá Shakespeare, e se considerarmos o que foi visto na telona, a escolha deste diretor foi certa.

Por mais que Chris Hemsworth não seja um ator tão talentoso, não se pode negar que ele foi a escolha certa para viver o Deus do Trovão na adaptação cinematográfica da HQ. Hemsworth é uma figura carismática, é fácil o expectador se afeiçoar a ele, por mais que Thor não figure na mente dos que não gostam de história em quadrinhos, graças ao ator, é bem provável que eles se lembrem dele. Thor também não um dos meus heróis favoritos da Marvel, mas adoraria ver uma continuação.

O elenco não poderia ter sido melhor. Natalie Portman - recém-oscarizada - vive uma ótima Jane Foster. É legal ter Portman no filme, mas a atriz não precisa mais fazer este tipo de papel, a fase Star Wars da atriz já passou, é desnecessário ela reprisar o papel da mocinha apaixonada pelo herói. O bom elenco não para só por aí; A jovem Kat Dennings, o alívio cômico do filme, é uma ótima tirada. Foi legal vê-la em cena novamente, e em um papel que ficou muito bem suas mãos. Stellan Skarsgård é outro que está muito em papel de figura paternal na vida da personagem da Natalie. Fique de olho também em Rene Russo, que interpreta a mãe de Thor, que está longe das telonas desde 2005, foi bom ver esta veterana de volta.

Antony Hopkins é um excelente ator, mas como Odin, se fosse outro ator não faria diferença. O único que tem uma atuação meio forçada foi o ator Tom Hiddleston. Sua atuação como Loki é legal, mas tem horas que se percebe ser forçada, o que é uma pena, por que ele não é um ator ruim. Um aspecto ruim do filme são as cenas de Asgard. Muito mal feitas, chegando até parecer não ser 'real'. Mas dá para perdoar o diretor, afinal este é um projeto na qual ele não está familiarizado, só espero que se 'Thor' tiver uma continuação, este aspecto melhore.

'Thor' representa muito bem seu papel. Ele consegue fazer bem os dois trabalhos pelo qual foi resignado: Garantir uma continuação e preparar um terreno para os 'Vingadores'. O filme tem boas cenas de ação, coadjuvantes de luxo, e abre a temporada Blockbuster de 2011. E que venha 'Capitão América'.

Um comentário:

  1. Não gostei muito desse filme não, principalmente pela falta de desenvolvimento do Thor na estória, a mudança de caráter ficou muito repentina e forçada, fora que esse ator apesar de ser carismático faz muito tipinho de galã pro meu gosto... tirando isso as cenas de luta foram legais e vale a pena ver em 3D.

    ResponderExcluir