sábado, dezembro 31, 2011

Crítica do Filme 'Histórias Cruzadas'

★★★★ Estupendo...

Apesar dos USA terem sido o primeiro país a abolir oficialmente a escravidão em 1865, é possível ver até hoje que ainda existe muito preconceito no país. Baseado no livro homônimo de Kathryn Stockett, o filme retrata de forma envolvente e emocionante a segregação racial que acontecia no USA na década de 60.

Mississipi, década de 1960. Skeeter (Emma Stone) acabou de terminar a faculdade e sonha em ser escritora. Ela põe a cidade de cabeça para baixo quando decide pesquisar e entrevistar mulheres negras que sempre cuidaram das "famílias do sul". Apesar da confusão causada, Skeeter consegue o apoio de Aibileen (Viola Davis), governanta de um amigo, que conquista a confiança de outras mulheres que têm muito o que contar. No entanto, relações são forjadas e irmandades surgem em meio à necessidade que muitos têm a dizer antes da mudança dos tempos atingir a todos.

A história do filme é engraçado, mas não se enganem, por mais que filme tenha elementos engraçados, ele não deixa de ser complexo, afinal apresenta complicadas situações sociais e violência doméstica tristes, que toca facilmente qualquer pessoa que for assistir. As relações do filme entre as empregadas e as patroas são muito bem explorada, e um trunfo do filme é justamente mostrar que nem todas as patroas são preconceituosas. Com mais de duas horas e meia de projeção o filme é tão bem feito que em nenhum momento acaba se tornando cansativo, pelo contrário, poderia ficar rolando, por alguns minutos.

O filme é carregado com maestria por todas as atrizes. Apesar de Emma Stone não ter sido indicada pelo seu trabalho em Histórias Cruzadas é importante destacar sua atuação, aliás, mais uma ótima atuação. A jovem atriz, que estará no reboot de Homem Aranha, sabe escolher muito bem os papéis para interpretar. Stone segura as pontas como a escritora com potencial, está engraçada e sarcástica, e possui um ótimas química ao lado das outras atrizes.

Viola Davis que impressionou o público e a crítica nos poucos minutos em que apareceu no filme A Dúvida, está com uma atuação de tirar o fôlego. Todos os adjetivos podem ser dados a sua atuação. Excepcional, poderosa, marcante e por aí vai. Davis deverá ser indicada, e até poderia receber o prêmio de melhor atriz, mas temos esse ano Meryl Streep em A Dama de Ferro, que deverá levar, uma vez que já conquistou toda a crítica. Não faltarão oportunidades para Davis ganhar!
Octavia Spencer é outra que merece destaque. Competente, deverá receber merecidamente uma indicação para coadjuvante. Acredito que não tenha tantas chances de ganhar como Davis, mas merece reconhecimento. Simpática e divertida, sua personagem é uma das mais engraçadas, e é ao lado das ótimas Bryce Dallas Howard, como a principal vilã, e Jessica Chastain (A Árvore da Vida) que o filme entrega uma parceria divertida.

Histórias Cruzadas foi realmente uma surpresa. Vai ser um filme que receberá indicações ao Oscar, assim como recebeu ao SAG e Globo de Ouro. Apesar de ter feito um sucesso nos USA, infelizmente por aqui não está recebendo seu devido reconhecimento. Com uma história emocionante e marcante, e com atuações maravilhosas, o novo filme de Tate Taylor acaba se tornando uma grande dica de bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário