quinta-feira, janeiro 05, 2012

"Celebrando os filmes dentro de todos nós" – (Hollywood Nostálgica)

Analisando os filmes que estrearam esse ano, tanto aqui no Brasil quanto nos USA, e os que ainda faltam estrear, me dei conta que a maior parte dos melhores filmes se ocuparam mais em mostrar a nostalgia do que contar histórias sobre os dias atuais. Nem a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Oscar) ficou de fora desse clima de nostalgia. O slogan do cartaz do Oscar desse ano presta homenagem aos clássicos, apresentando um filme por década: …E o Vento Levou (1939), Casablanca (1943), Assim Caminha a Humanidade (1956), A Noviça Rebelde (1965), O Poderoso Chefão (1972), Gladiador (2000), ressaltando o legado do Oscar. 

O ano nostálgico começa com o cinema mudo e monocolor em O Artista, obra francesa que se tornou queridinho do ano. O retorno do midas Steven Spielberg com o drama ambientado na 1ª Guerra Mundial em Cavalo de Guerra e com a animação As Aventuras de Tintim baseada na obra de Hergé. Woody Allen com o seu melhor trabalho revisitando a Cidade de Luz dos anos 1920 em Meia Noite em Paris. Martin Scorsese em seu primeiro filme em 3D faz uma homenagem ao cinema em A Invenção de Hugo Cabret ambientado nos anos 30. Terrence Malick volta com filosófico A Árvore da Vida na década de 1950. Histórias Cruzadas visita a segregação racial que acontecia no USA na década de 1960. E os anos 1970 e 1980 receberam homenagens como a brincadeira de ser Spielberg por parte de J.J Abrams em Super 8 e com a refilmagem A Hora do Espanto.

Nem os famosos super heróis que tanto amamos ficaram de fora. O ótimo X-Men: Primeira Classe traz de volta a estiloda década de 1960, enquanto Capitão América revive os anos dourados dos quadrinhos da década de 1940.

Os dias atuais e os anos 1990 fazem uma parceria com os clássicos sendo relançados convertidos em 3D como O Rei Leão, Titanic e A Bela e a Fera. Os pais levaram seus pequeninos para conheceram Os Muppets e Os Smurfs, aproveitando para reviver sua infância.

Infelizmente nostalgia nem sempre é bom, ainda mais em excesso, e por mais que o cinema tenha entregado uma leva de filmes nostálgicos e maravilhosos, é bom contar com obras como Os Descendentes, Missão Madrinha de Casamento e Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres, quem lembram que o passado não era assim tão glorioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário