sábado, fevereiro 18, 2012

Crítica do Filme "O Artista"

★★★★★ Ousado e Nostálgico, mas acima de tudo, Belo!
 
Os anos 20 marcaram o período de transição entre o fim do cinema mudo e a ascensão do cinema falado. Quase 80 anos depois, eis que uma Hollywood sem criatividade se depara com um filme francês, mudo e em preto e branco, que nada mais faz que reviver este passado glorioso. Se Chaplin estivesse vivo, aclamaria o sucesso que o filme faz, ainda mais em uma era cheia de 3D.

Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para traballhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?

Lindamente filmado em preto e branco, o filme mescla do dramático para a comédia e depois retorna ao dramático sem jamais se perder. A pouca fala que se tem no filme não incomoda, pelo contrário, são através da imagens e das expressões do atores que envolvem o expectador. Além da homenagem a uma clássica era do cinema, temos claras homenagens a grandes obras da sétima arte, sendo uma delas é o clássico musical Cantando na Chuva.

Jean Dujardin está simplesmente excelente. Seja no carisma ou na dramaticidade de seu personagem, o ator francês nos entrega uma ótima atuação, em filme que nada mais pede que isso. Retratar um personagem de cinema mudo, na minha opinião, é extremamente difícil. Passar uma emoção, sem expressar ao menos uma mera palavra, é um trabalho árduo e totalmente expressivo, algo que Dujardin faz muito bem feito, e se (ainda) existe justiça nesse Oscar, o ator irá levantar a estatueta dourada.

Berenice Bejo esbanja carisma, doçura e elegância com sua personagem. Sua personagem lembra as musas daquela época. Peppy Miller nos conquista pelo seu amor ao grande astro do filme e pela sua determinação em se tornar um estrela. A cena em que a personagem dança com o caso de George entra automaticamente para lista das melhores cenas do cinema. A atriz também foi indicada ao Oscar, mas não será dessa vez que irá levantar a estatueta. E fechando a trinca dos protagonistas, temos o cãozinho Uggie, que ao lado de Dujardin, nos entrega uma das melhores cenas do filme, quando o ator imita o cãozinho.

A direção de arte é absolutamente perfeita, e recria com perfeição o glamour da velha Hollywood, assim como a trilha sonora, quee deverá ser premiada. 

O Artista retrata uma época gloriosa, com carisma, simplicidade e paixão, acaba capturando o coração de qualquer expectador apaixonado por cinema. Em um ano onde prevaleceu à nostalgia, um filme mudo e preto e branco, ainda é ousado, mas acaba sendo um presente e belo espetáculo. Recomendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário