sábado, abril 28, 2012

Crítica do Filme 'Os Vingadores'

★★★★★ Um presente para os fãs dos quadrinhos! 

Umas das coisas mais interessantes e legais nos quadrinhos são quando as histórias se interligam, como quando ocorreu à criação da Liga da Justiça (DC), em 1960, que trazia a maior parte de seu acervo de super-heróis. Em resposta a DC, a Marvel criou os Vingadores, que reunia os heróis mais populares da Marvel. Fazer essa junção nos quadrinhos é bem fácil, basta apenas ter um bom roteiro, contudo no cinema pode ser complicada essa junção, uma vez que com muitos personagens um pode acabar ficando sem utilidade. Ainda assim a Marvel foi ousada e chamou Joss Whedon, figura muito renomada na TV americana, e entregou a ele a difícil tarefa de dá vida a esses heróis no cinema. Whedon fez seu dever de casa com brilhantismo e entregou para os fãs dos quadrinhos e porque não, para todos os expectadores, um dos melhores filmes de super-heróis da atualidade.

Na trama, quando um inesperado inimigo aparece e ameaça a segurança e a tranqüilidade do mundo, Nick Fury, diretor da agência internacional de pacificação conhecida como SHIELD, se vê em busca de uma equipe capaz de tirar o mundo da iminência de um desastre. Através do planeta, um ousado recrutamento se inicia.

É inevitável dizer aqui que Os Vingadores da Marvel chegou bem perto da qualidade de Batman – O Cavaleiro das Trevas de Nolan. Atuação, roteiro e direção estão impecáveis. A única diferença é que Batman está mais para um filme mais sério e realista, enquanto os Vingadores abusa de tons de comédia e paródias, sendo que ambas são hilárias e funcionam bem. Se foi dito antes que trazer um projeto como Os Vingadores para o cinema pode ser complicado, por causa do excesso de personagens, é ótimo saber que todos funcionam e cumpre bem seu papel no filme. Começando por Samuel L. Jackson, como Nick Fury, diretor da agência internacional de paz conhecido como SHIELD, que serve como ponte de ligação entre os heróis. Jackson continua ótimo como sempre, e é incrível como o ator se parece fisicamente com o personagem do Universo Marvel Millenium.

Dando continuidade ao bom elenco temos Mark Ruffalo, que supera Eric Bana e Edward Norton. Ele é a melhore surpresa do filme. Primeira vez que interpreta Hulk, poderia se sentir desconfortável, mas não, ele consegue uma atuação espetacular, sem falar da criação digital do Hulk, que foi feito com captura de movimentos. Simplesmente lindo. Robert Downey Jr. como sempre brilha. São dele as melhores falas do filme. Terceira vez que o ator encarna o Homem de Ferro que já é de uma naturalidade incrível, parece que o papel foi criado para ser dele. Uma coisa interessante nos heróis da Marvel é que apesar de serem todos muito egocêntricos, acabam funcionam bem. E sempre existe algo parecido entre eles, podendo ser uma mente brilhante como é o caso de Bruce Banner e Tony Stark, ou os valores e morais como o caso de Capitão América e Thor.

Chris Evans aparece mais confortável com seu papel e funciona bem como um 'quase' líder, tentando em alguns momentos acalmar os ânimos, mostrando que o inimigo é outro. Outro que está mais confortável com seu papel é Chris Hemsworth. E é justamente Hemsworth que protagoniza as duas cenas de 'briga' entre os heróis. Sendo que a mais divertida é entre Thor e Hulk. É interessante notar que tanto Capitão quanto Thor possuem valores e morais parecidos, assim como Bruce e Tony compartilham o brilhantismo. O mais legal ainda é que com um soldado "mutante", um semideus, um bilionário egocêntrico e um cientista com problemas de autocontrole, sendo que os atores estão em sua melhor forma, nenhum deles ofusca o outro, dando ainda mais crédito ao trabalho de Joss Whedon.

Então a pergunta que não quer calar é: Se com tantos heróis, qual seria a função do Gavião Arqueiro e da Viúva Negra?! Em primeiro lugar a única Vingadora que aparece logo no início, sendo torturada, é tão forte quanto seus colegas. A Viúva é uma personagem que não está no filme para ser a mocinha que precisa ser salva pelos heróis, ela é tão forte e sabe se virar sozinha quanto eles. São dela também os diálogos mais legais do filme, como uma perfeita espiã. Scarlett Johansson está ótima, fazendo-nos esquecer da aparição da ótima Gwyneth Paltrow. Jeremy Renner possui de certa forma, a menor importância de todos os personagens, mas ainda assim entrega uma boa atuação e boa química com Scarlett, que também funcionou bem com Mark Ruffalo.

Se todos os heróis estão ótimos juntos, o vilão teria que ser tão ótimo e poderoso quanto eles. Loki é aquele vilão que amamos odiar, carismático e louco, é muito mais forte e temido na Terra no que em sua terra natal. Tom Hiddleston está em plena forma, ele já estava espetacular em 'Thor', mas aqui dá um show de atuação, elevando ainda mais a loucura do Deus da Trapaça. Hiddleston é um dos melhores atores ingleses que está em pauta no momento, bem versátil, é um ator que merece atenção, chegando aqui a se igualar com o Coringa de Heath Ledger.

Os Vingadores é tudo aquilo que um fã dos quadrinhos queria no cinema. O bom roteiro, que trabalha individualmente cada herói, e depois trabalhando eles em grupo é excelente, assim como a competência na direção, sem falar dos efeitos especiais de encher os olhos. A Marvel foi ousada e conseguiu o impossível, entregou provavelmente o melhor filme de super-heróis e talvez o melhor filme, até agora, de 2012. E que venha o Batman - O Cavaleiros das Trevas Ressurge!

Nenhum comentário:

Postar um comentário