domingo, junho 10, 2012

Crítica do Filme ''Branca de Neve e o Caçador''

★★★ A versão sombria da história imortalizada pela Disney!

O conto da Branca de Neve nunca este tão em alta em Hollywood. Depois de uma divertida versão com um estilo Bollywoodiana, que traz uma Julia Roberts inspirada e uma graciosa Lily Collins como protagonistas. Contudo, a versão protagonizada Kristen Stewart e Charlize Theron, que traz um lado sombrio e mágico do conto, se destaca com uma produção bonita e ótimas atuações.

Branca de Neve (Kristen Stewart) que teve seu reino tomado pela cruel Rainha Ravenna (Charlize Theron), uma bruxa com poderes incríveis que seduziu e matou o Rei (Noah Huntley). Aprisionada por quase uma década, Branca de Neve escapa das garras da rainha, que deseja consumir seu coração para alcançar a imortalidade e juventude eterna. Ravenna então envia um cínico Caçador (Chris Hemsworth) para trazê-la de volta, mas este acaba se voltando contra a monarca após conhecer sua presa, o que coloca os dois na mira da vilã.



É difícil esse filme chegar agora, uma vez que não faz quase nem um mês que a versão estrelada pela Julia Roberts e Lily Collins estava no cinema. Então para atrair o público nada melhor do Kristen Stewart, estrela de Crepúsculo, no papel de Branca de Neve. E no papel da rainha má, a maravilhosa Charlize Theron. O roteiro tinha uma premissa interessante, mas acabou se perdendo em alguns pontos. Primeiro trouxe a Branca de Neve as suas origens, com uma versão mais sombria e "nojenta" do conto, que mais se remete ao conto criado pelos irmãos Grimm; segundo, somos surpreendidos com o ponto de vista da rainha, explicando o porquê dela agir daquela forma, e pasmem ser a mais bela do reino não é bem a sua prioridade. Mas as inovações param quando o roteiro tenta atrair a geração crepusculada, ao tentar criar um triangulo amoroso entre o caçador, o jovem "príncipe" e a Branca de Neve, que foi totalmente desnecessário. Algumas cenas também poderiam ter sido deixadas de fora, a exemplo delas, o filme nos entrega uma sequência de ação gratuita contra um troll, que muito pouco agrega à trama, mas que é visualmente bonita.

Kristen Stewart dá uma presença forte e marcante a Branca de Neve que nunca foi vista antes em nenhuma outra adaptação do conto. A personagem ganha qualidades de liderança e força, sem perder sua feminilidade, o grande problema é que a atriz não é, literalmente, a Branca de Neve. Ainda mais depois do cinema receber uma Lily Collins a altura do clássico da Disney. Outro problema é que Theron ofusca a protagonista, no entanto Kristen se esforça e nos entrega uma boa atuação. Aliás, Stewart é uma boa atriz. Quem assistiu Na Natureza Selvagem e Férias Frustradas de Verão, sabe que a atriz consegue, quando o roteiro e direção permitem, uma boa qualidade na sua dramaticidade, o maior problema da carreira da atriz é interpretar uma personagem tão limitada e mal elaborada como a Bella de Crepúsculo. Fora isso, Stewart tem talento, basta só ir atrás de bons papéis. Esse foi um deles, uma pena (ou não), é ter tido uma Charlize Theron como sua antagonista, com uma atuação primorosa.

Charlize Theron está com uma atuação primorosa. A atriz se entrega completamente ao personagem, uma atuação brilhante, que não está nem um pouco exagerada, pelo contrário, ela entrega ao expectador um dos seus melhores trabalhos, e é incrível quando se percebe que finalmente a atriz tenha ganhado um papel a sua altura, pois as melhores cenas do filme pertencem a ela, que continua sendo uma atriz belíssima. Theron eleva ainda mais a maldade da rainha, que ganha um passado mais desenvolvido pelo roteiro. Ainda que suas ações continuem questionáveis, é uma agradável surpresa descobrir nesse filme que ser a mais bela do reino fica, quase, em segundo plano.

Completando o time de atores, temos Thor, ou melhor, Chris Hemsworth. O caçador não se diferencia muito do seu personagem da Marvel, até nas cenas de lutas, usando o machado, se parecem bastante com aquelas em que o ator segura o grande martelo do deus nórdico da Marvel. O ator também perde no quesito atuação, tanto nas cenas em que divide com Stewart, quanto nas cenas em que divide com Theron. Mas ele é bem melhor do que o ator Armie Hammer da versão anterior do conto, uma pena é que do lado de duas personagens femininas tão poderosas, e bem interpretadas, em especial Theron, não sobre lugar para o ator presentear o público com uma boa atuação, aliás, é o que espero dele faz tempo.

O filme é visualmente belíssimo, o que enriquece ainda mais a obra. O crédito vai para o diretor de arte David Warren, que trabalhou em A Invenção de Hugo Cabret, e que soube fazer mais um excelente trabalho, explorando bem detalhadamente o visual gótico e nojento que o filme apresenta. Junte isso a um excelente trabalho de Greig Fraser que trabalhou em Brilho de uma Paixão, com uma fotografia lindíssima, e para completar temos o figurino de Collen Atwood que dá ainda mais credibilidade as maldades da rainha.

Branca de Neve e o Caçador faz um releitura bastante interessante do conto imortalizado pela Disney, e a que mais se parece com a história criada pelos irmãos Grimm. O filme apresentava uma premissa interessante, infelizmente acabou se perdendo em alguns pontos, mas nada que comprometesse o filme como um todo. Com um bom elenco, destacando a atuação de Theron, e uma boa direção de arte, o filme é uma boa recomendação, pois muitas coisas boas podem ser aproveitadas dessa nova adaptação da Branca de Neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário