terça-feira, junho 12, 2012

Valar Morghulis - Mais um Épico Final de Game of Thrones

“Dracarys!”
E mais uma vez chegamos a um final de temporada de "Game of Thrones", e foi impressão minha, ou esta segunda temporada passou tão rápido?! Pior ainda é descobrir que a série só retorna em Abril do ano que vem. No entanto, acredito que diferente da primeira temporada, ovacionada por fãs do livro e pela crítica, esta segunda temporada teve suas ressalvas, como eu ainda estou lendo o livro dois, eu não posso falar por completo da adaptação, mas até onde parei de ler o livro (devido às provas da faculdade), faço parte dos fãs que reclamaram da adaptação desse segundo livro. No entanto, acredito que em termos de roteiro, figurino, direção de arte, fotografia, etc., a série continua impecável.

Mas, focando nos que acompanham a série sem nem terem lido os livros, acredito que esta temporada deve ter sido difícil de acompanhar. Temos com exemplo a trama do Stannis e Melisandre. Como nesta temporada o prólogo foi deixado de fora (muito bacana e que apresentava os dois personagens), acredito que no primeiro episódio todos queriam saber quem diabos eram aqueles dois. E analisando o último episódio, com a pequena cena dos dois, acredito que os dois personagens tem muito potencial, e torço para que ganhem mais destaque na próxima temporada.

Mais os grandes destaques, em termos de atuação, desta segunda temporada vão para dois atores novinhos, que surpreenderam e muito nesta temporada. São Jack Gleeson que interpreta o detestável Joffrey, e a Sophie Turner que interpreta a amada/odiada Sansa Stark.

Joffrey chocou a temporada inteira. Com seus atos masoquistas e cruéis, querendo matar todos os seus súditos. Será que o moleque louco, fruto de um incesto, não sabe que para ser rei é necessário ter súditos para governar?! Bom, tirando as loucuras do personagem, devo ressaltar o talento do Jack Gleeson, que passa muita veracidade no papel, tornando-se fácil odiar seu personagem.

No time feminino, apesar de amar a Maisie Williams que interpreta a minha amada Arya, outro destaque infantil da série, acredito que quem esbanjou talento e surpreendeu nesta temporada foi a Sophie Turner. Confesso que logo no primeiro episódio da série não gostei da personagem, o sentimento de repulsa pela personagem cresceu ainda mais com o desenrolar da série, mas confesso que senti muita pena da Sansa nesta temporada. Misture isso com o talento e carisma da atriz, que vocês podem concluir que a personagem se tornou uma das minhas favoritas. Gostei desse novo lado dela, que vinha sofrendo violência psicológica constantemente, apanhando e outras coisas mais. Senti muita dó de ver como toda aquela felicidade (detalhe para o único sorriso que ela deu na temporada inteira na foto acima) que ela sentiu ao se ver trocada pela  Margaery desapareceu no momento em que o mindinho a lembrou que, agora, ela não era mais protegida pelo compromisso com o Joffrey. Se antes, quando era, a menina sofria, imagina agora sem ser. Ou ela arruma uma forma de fugir ou matar o reizinho de merda, ou sabe-se lá o que vai acontecer com a mais velha da família Stark na próxima temporada.
A cena mais esperada, pelo menos para mim, foi a "despedida" da nossa querida Arya e do já amado Jaqen. Ambos os atores tiveram muita química e eu fiquei extasiada quando ele deu a ela uma moeda afirmando que, caso ela mude de ideia, basta entregá-la a qualquer um bravosi e dizer as palavras 'Valar Morghulis', que significa 'Todos os Homens Devem Morrer'. Daí o título do episódio.

Senti falta foi de um maior destaque para Daenerys, não que muitas de suas cenas tenham sido empolgantes nesta temporada, mas é uma personagem que gosto muito. Achei legais as cenas da Dany's neste último episódio, na Casa dos Imortais, mostrando a mãe dos dragões tendo de abrir mão de duas das coisas que ela mais queria para poder achar seus filhotes: o Trono de Ferro e Khal Drogo com seu filho. Aliás, bem legal a participação Jason Momoa, retornando à série para este último episódio.

Outra coisa que gostei bastante foi que não existe mais uma Winterfell, pelo menos já não é mais a mesma da primeira temporada. Vai ser interessante os rumos que a próxima temporada vai ter depois de acontecimentos como estes. Como por exemplo, os dois filhos mais novos dos Starks indo para a muralha, ao "encontro" de seu irmão bastardo. Como será que Arya, Catelyn, Jon, Robb e Sansa vão se sentir ao saber que o lar que conheciam não existe mais. Outro personagem que me deixou curiosa sobre os rumos que irá tomar é Theon. Apesar de ser um personagem detestável, cheio de decisões questionáveis, alguns dos momentos mais legais dessa temporada pertence a ele, e quero saber o que vai acontecer com ele na temporada que vem. 

Agora que os White Walkers retornaram, de verdade, (lembram-se deles no comecinho da primeira temporada?!) o que vai ser da Muralha, com mais este problema, uma vez que já têm os selvagens dando dor de cabeça. Sei que para quem não leu, a segunda temporada deve ter sido confusa, com tantos personagens e poucas explicações, no entanto para este só aconselho: Leiam os Livros; E para os fãs que queriam uma adaptação fiel, é bom se conformarem que são raras as adaptações fieis aos livros, apesar da primeira ter sido.

Game of Thrones só retorna para sua terceira temporada no próximo ano (todos choram). O único jeito de acabar com depressão pós-GoT, é só lendo os livros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário