domingo, julho 01, 2012

Review: Downton Abbey – Season 1 e 2

Produção Britânica é Imperdível!

Conhecida apenas como a série inglesa com Maggie Smith no elenco, e que logo no primeiro episódio aborda o naufrágio do Titanic (em 1912) como uma trama secundária, Downton Abbey uma série que vai além desses dois pontos, e acaba se tornando uma série obrigatória, de extrema qualidade, e que deve ser apreciada por muitos.

Matthew Crawley and Lady Mary
Criada por Julian Fellowes (vencedor do Oscar de melhor roteiro original por Assassinato em Gosford Park), a primeira temporada ocorre pouco antes da Primeira Guerra Mundial gira em torno da família Crawley, compostas por aristocratas ingleses que detém o controle sobre Downton Abbey. A família é chefiada pelo Conde Robert Crawley (Hugh Bonneville) que, por falta de herdeiros masculinos, uma vez que só têm herdeiras mulheres e que o antigo herdeiro fora dado como morto, uma vez que estava abordo do Titanic, acaba descobrindo que sua morada será herdada para um primo distante, Matthew (Dan Stevens), advogado de classe média, o que logo de cara acaba gerando uma reação não muito boa para sua primogênita Mary (Michelle Dockery). Mary estava noiva de Patrick, antigo herdeiro, ou seja, seria ela quem herdaria, de certa forma, todo o dinheiro da família Crawley, mas com a suposta morte de Patrick e a descoberta deste tal primo, advogado de classe média, gera muito desespero em todos da família. Mas, logo que ambos se conhecem, deixa claro para o expectador que os dois estão destinados a ficar juntos.

A série possui um vasto elenco e poucos episódios nas temporadas, Downton Abbey consegue encontrar espaço e trama para cada um deles, até mesmo para os secundários. A primeira temporada fica muito centrada nos dramas que cercam os membros da família, assim como os dramas dos criados, ao mesmo tempo em que o expectador vai conhecendo e se identificando com cada personagem. O mais legal da primeira temporada fica por conta da vida diferenciada do Matthew e sua mãe, que tudo fazem sem ajuda dos criados, em relação da família de Mary, que dependem completamente deles. Outra coisa que é brilhante na série é como o roteiro explora de forma espetacular é a hierarquia que não só existe na burguesia, mas também existe uma pirâmide hierárquica entre os criados.

Violet, Dowager Countess of Grantham
A qualidade técnica da série é impressionante, não me lembro de ficar tão deslumbrada assim, desde que assisti Game of Thrones. Fotografia belíssima, figurino lindos e cenários suntuosos, fica difícil não elogiar a estética da série. O mesmo pode ser dito pelos atores e atrizes da série. Liderados pela espetacular atriz inglesa Dame Maggie Smith, e, diga-se de passagem, está com uma atuação perfeita na série e que fica encarregada das cenas de humor sofisticado que a série possui. O elenco é brilhante. É um grande elenco de jovens atores e atrizes britânicos pouco conhecidos, mas que são tão talentosos e que estão perfeitamente bem confortáveis com seus personagens, que passam a mais simples das emoções através dos olhos, algo difícil de se fazer. Talentosos como são fica fácil se apegar a certos personagens, ou como são conhecidos pelos amantes do mundo das séries, aqueles personagens favoritos do público, como Lady Sybil, Lady Mary, Condessa Violet, Carson, Anna, Branson, Bates, e outros… assim como os mais fáceis de odiar, como Thomas, O’Brien e Lady Edith.

Lady Sybil, Lady Mary, Lady Edith Crawley
O enredo da segunda temporada é focado na Primeira Guerra Mundial, e começa o segundo ano de Downton Abbey de forma brilhante, ao mostrar como a guerra afetou a aristocracia e principalmente, como ela afetou os moradores de Downton. O grande exemplo de mudança parte da personagem Lady Sybil, que deixa de ser a menina "apagada" da primeira temporada, e começa a mostrar sua personalidade revolucionária, indo estudar enfermagem, tornando-a assim uma personificação da independência feminina que virá a acontecer no século XX, assim como seu romance com o chofer Branson, que é amante da política e irlandês, que constantemente declara seu amor a Sybil. Jessica Brown-Findlay se mostra cada vez mais confortável no papel, além de possuir uma presença diante da câmera invejável. Michelle Dockery também merece destaque, pois ela consegue transforma a mimada e chata Lady Mary em uma mulher forte, o que faz com que o expectador torça por ela. O ponto positivo da segunda temporada é o desenvolvimento dos personagens, aonde cada um vai ganhando mais características e seus propósitos vão sendo moldados revelando ainda mais o caráter de cada um.

Welcome to Downton!
Downton Abbey é uma série belíssima, com uma qualidade técnica inegável e um roteiro brilhante, assim como possui um grande elenco de atores e atrizes talentosos, que merece ser conhecido por todos que amam uma produção de qualidade. A Terceira Temporada começa em setembro deste ano, e contará com a presença de Shirley MacLaine, onde a trama será situada entre os anos de 1920 e 1921. Então sejam bem - vindos a Downton, e se preparem para conhecer o charme e a dor da aristocracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário