quinta-feira, julho 05, 2012

Review: Piloto de The Newsroom

Nova série de Aaron Sorkin (West Wing) vem mostrar os bastidores da notícia!

Depois de ter vindo expressar meu amor pela produção britânica Downton Abbey, venho agora falar um pouco sobre a nova série da HBO, The Newsroom, criada por Aaron Sorkin (West Wing: Nos Bastidores do Poder), e que também foi premiado com um Oscar pelo roteiro de A Rede Social, que vem para explorar os bastidores do atual jornalismo.

A série foi aprovada no final do ano passado, que estreou nos USA em 24 de Junho pela HBO, e conta com dez capítulos de uma hora que vai explorar e discutir o que acontece nos bastidores do New Night, um noticiário fictício. Quem conhece Sorkin de outros trabalhos, sabem que ele gosta do tema "exploração nos bastidores", e seus dois trabalhos mais conhecidos são exemplos disso.

Will McAvoy
A trama de The Newsroom gira em torno de Will McAvoy, um âncora muito bem-sucedido e popular conhecido por não "incomodar" ninguém, até o que dia em que durante uma palestra em um universidade, reconhece que seu trabalho não é o mais honesto e afirma que a América já não é mais o melhor país do mundo. A resposta não é nenhuma novidade para ninguém, mas é algo que os americanos costumam ignorar, afinal é sempre mais fácil que encarar a verdade. E Will até essa palestra, nunca havia se manifestado. O discurso fica ainda mais incrível quando ele dá um "tapa na cara" do telespectador, como quem diz: "acordem!"

A série apresentou um piloto bem interessante, com diálogos rápidos, que trava logo no começo da temporada uma batalha entre o desejo de se fazer um programa de excelente qualidade e os interesses de se alcançar audiência. A premissa é um clichê nas mãos de Sorkin, mas que com o roteiro brilhante que ele apresenta neste primeiro episódio faz dela, pelo menos neste primeiro momento, uma série sensacional.

O elenco é competente encabeçado pelos já queridos Jim Harper (John Gallegher Jr.), o produtor sênior de McKenzie, e por Margaret (Alison Pill), a assistente de Will. E McKenzie McHale (Emily Mortimer), com quem Will já teve um relacionamento e é contratada pra ser a nova produtora executiva dele, e que sabe extrair o melhor do âncora.

Equipe Fantástica!




The Newsroom é um prato cheio para quem gosta de política e um humor negro, mas vamos esperar que Sorkin não entre muito nas opiniões políticas, já que sempre tendem a serem as mesmas que as dos criadores. Vamos esperar que os outros episódios apresentem a mesma qualidade que o do piloto, o que vai torná-la mais uma, das várias, novas séries que surgiram que devem ser assistidas.

Um comentário:

  1. Não tinha ouvido falar, mas agora quero ver.
    Parece muito interessante, e o elenco é ótimo.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir