sábado, setembro 01, 2012

Review: ANOTHER

★★★★ Anime surpreende, mas poderia ter sido algo bem melhor!

Já tem um tempo que a safra de Animes tem sido fraca. São raros aqueles animes que apresentam uma sinopse diferenciada e atraente daquilo que já estamos acostumados. O último anime que acompanhei e gostei foi NO.6 e ainda assim ele estava bem longe de alcançar aquela sensação de satisfação de que fiquei órfã desde Death Note. Eu já tinha lido comentários positivos em relação à Another, mas ainda não tinha me convencido a assisti-lo e também porque estava ocupada lendo alguns Mangás, Livros e HQs, que depois comentarei no blog. Então ontem à tarde, depois de ter lido outro comentário bom sobre o anime resolvi assisti-lo, e confesso, fiquei surpresa com o grau de satisfação que fiquei depois de assisti-lo. 
Another possui uma sinopse bem original e interessante que chama bastante atenção: 26 anos atrás, em uma classe de terceiro colegial, uma estudante chamada Misaki era a mais popular e adorada do colégio por causa de sua beleza, qualidade nos esportes, gentileza e inteligencia. Porém um dia Misaki acaba por vir falecer e como homenagem seus amigos decidem “fingir” que ela está viva com eles até o dia da formatura. Anos depois, em uma primaverda de 1998, um garoto chamado Sakakibara Kouichi se muda para a cidade e começa a estudar na mesma escola do ocorrido. Lá ele encontra todos os alunos rodeados por uma estranha atmosfera, principalmente uma bela estudante chamada Mei Misaki (foto). Porém o que Kouichi não esperava é que a Misaki de sua sala tivesse mais relações do que o esperado com a historia do passado do colégio.

O anime divide opiniões, e o maior motivo para isso ocorrer é que muitos esperavam que ANOTHER fosse um anime de terror, mas acabou sendo"apenas" um anime de suspense. E, que suspense! A história é muito interessante e inusitada, e transformá-la em terror acabaria com o frescor do anime. Convenhamos raros são os terror de qualidade, prefiro mais um suspense, inteligente e interessante, do que mais um terror trash, seja em animes ou em filmes. Os primeiros três capítulos foram bem construídos, preparando terreno e introduzindo os mistérios que iriam compor a trama. Depois que passam os três primeiros episódios o sentimento é de completo desespero, inclusive o final do terceiro episódio já mostra pra que ANOTHER veio, acredito ter sido um dos finais de episódio mais chocante que já assisti, porque é inesperado, até pela atmosfera do próprio episódio. E é justamente o final do terceiro episódio que se revela uma parte do mistério que ronda o anime. O anime não é só composto de um suspense angustiante, mas também de um humor inteligente e diálogos interessantes.

As mortes que ocorrem no animes são de tirar o fôlego. São mortes criativas e bastante chocantes, principalmente para quem não tem costume com animes do gênero. E preciso deixar expresso aqui o quanto a produção desse anime é uma das melhores que já vi. É uma produção muito bem trabalhada, levando o anime para um lado realístico, algo difícil de encontrar na maior parte dos animes. Na maior parte das cenas dos estudantes morrendo pode-se notar o tom de cores frias que cercam o ambiente da cena, assim como também é possível notar uma fotografia belíssima na maior parte das cenas do anime. Uma obra de imensa qualidade, com uma arte muito bem produzida.

Os personagens é que precisavam de um pouco mais de carisma e porque não um pouco de realismo. O protagonista é um pouco louco, né?! Porque vamos combinar, se você aparentemente fosse o único que visse uma menina com um tapa olho agindo de forma estranha, que manda você ficar longe dela, você iria querer iria atrás da criatura?! E segui-la em uma loja de bonecas bem sinistras?! Claro que não! Mas, para o nosso protagonista não tem essa de ter medo, é tão corajoso que nem nas cenas de completo genocídio que ocorre o cara fica amedrontado! É ou não é para fazer inveja na maior parte do elenco de Dragon Ball?! Porque até os Super Sayajins tinham vergonha na cara e ficava um pouco receosos com um vilão feito Majin Boo. A Misaki (foto) é a que mais me agrada. Achei-a interessante, traumatizada por questões que não foram abordadas no animes, mas que apenas foram mencionadas, fazia dela uma personagem que não sabia lidar com suas emoções. Diferente de qualquer outra que eu me lembro de já ter visto. O ruim mesmo é que diante de tanta morte, não notamos quase emoção em nenhum dos personagens. Os personagens ficam horrorizados, mas são poucos aqueles que realmente sofrem com a perda de um colega.
 
 
O maior problema do anime foram os poucos episódios que ele possuía para resolver toda a trama. Os dois últimos capítulos são um caos. Parece que foi jogado no espectador uma enxurrada de informações, e o que se podia fazer era aceitá-las. Para quem não presta tanta atenção no roteiro pode até falar que todas as pontas soltas que foram deixadas para serem resolvidas no final foram bem amarradas, mas a verdade é que não souberam, melhor ainda, não tiveram episódios o suficiente para criarem um bom final que fizesse jus ao excelente trabalho mostrado nos primeiros capítulos. Foram introduzindo informações e personagens sem importância que acabaram comprometendo o final do anime.

Apesar dos erros ANOTHER é um anime diferenciado. A sensação que se tem é que ele poderia ter sido algo bem superior se tivesse tido a quantidade de episódios certos para desenvolver a história. Quem gosta de animes com mortes desenfreadas e criativas irá amar ANOTHER, mas quem, assim como eu, procurava um anime com uma história bem contada e consistente, irá notar que o anime não pode concretizar essa previsão que tínhamos no começo dos episódios. Comparei a sensação de assistir ANOTHER com a mesma sensação criada por Death Note, mas a realidade é que Kira/L continuam imbatíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário