quinta-feira, outubro 25, 2012

Top 10: Especial de Halloween

O mês de Outubro é um mês muito especial para a blogueira. Além de ser o mês do meu aniversário (28 de Outubro), ele também é o mês de um dos meus feriados favoritos: Halloween. Com isso decidi fazer uma lista de TOP 10 filmes que eu acho que deveriam ser vistos no dia do Halloween. O gênero terror não é um dos meus favoritos, contudo os filmes da década de 80/90 apresentaram uma boa safra de clássicos do Terror que fizeram uma mescla com o Suspense. Como os filmes atuais não me causam nenhum susto ou medo, os filmes que seguem nesse top 10 são filmes antigos, e são também os originais das franquias mais famosas do cinema. Não levarei em conta os remakes, mas sim os filmes originais. Let’s go!

10. A Hora do Espanto (1985)

Um clássico oitentista, A Hora do Espanto é um dos poucos filmes de vampiros que eu gosto. Quem, assim como eu não suporta essa febre que a saga Crepúsculo criou, e concorda que aquilo não é um filme sobre vampiros, vai se divertir com este clássico de 85.

Charlie Brewster e seu amigo Evil Ed, são loucos por filmes de terror, especialmente vampiros. Charlie tinha um vida tranquila até ganhar um novo vizinho, um vampiro. Coisas estranhas começam a acontecer ao seu redor e o vampiro se aproxima da sua família. Então ele procura a ajuda de um velho ator desacreditado e expert em vampiros, Peter Vincent. Quanto menos espera, Charlie se vê na posição de caça-vampiros tendo que caçar até pessoas próximas dele.

Um filme que me fez gostar de vampiros, e aqui mostra que eles são realmente os vilões.

9. A Hora do Pesadelo (1984)

Um marco na minha infância. Tinha dez anos quando assisti ao primeiro filme do Freddy, e acredito eu que por conta da idade, ele foi o "herói" que mais me assustou. Por causa do Freddy eu tive pesadelos, fiquei noites, e realmente acreditava que se eu morresse no sonho também morreria na vida real. 

Nessa primeira versão de A Hora do Pesadelo, Freddy é um personagem sombrio, que possuía apenas um toque de humor, e que gostava de brincar com suas vítimas antes de matá-las. O filme tem cenas lendárias como a famosa cena da banheira ou a cena em o então jovem Johnny Deep morria em seu quarto, e foca mais no suspense do que a sanguinolência. 

Wes Craven não só entrou para o hall da fama dos filmes de terror slashers como também se tornou um dos pais do gênero Terror. 

8. Lobisomem Americano em Londres (1981)

Assisti recentemente a este clássico oitentista e confesso que fiquei horrorizada. Da melhor forma possível, é claro. O filme tem uma maquiagem incrível, inclusive ganhou o Oscar nesta categoria, e também apresentou várias  novidades. Mostrou pela primeira vez que a transformação para se torna um Lobisomem é dolorosa, se for mordido por uma criatura sobrenatural você se transforma numa delas...

2 amigos, americanos, vão pra Londres de mochilão para curtir. Lá, eles são atacados por um lobo e um deles morre. David, o sobrevivente, começa a passar certas mudanças em seu corpo, como audição e olfato bastante apurados. Ele descobre que virou um lobisomem da pior forma possível, na lua cheia.

Com os efeitos especiais que surpreendem e com uma maquiagem realista deixam o filme mais assustador.   

7. Carrie, A Estranha (1976)

Sou grande fã das obras de Stephen King, e definitivamente Carrie é a minha obra favorita, assim como o filme. Não tem como não amar a história da tele-cinética tímida, que era atormentada no colégio por garotas e garotos populares e que viva com uma mãe que era uma fanática religiosa.

Carrie era uma garota solitária e sem um pingo de alto estima, que achava sua vida difícil e sofrida, tudo por causa de sua mãe fanática religiosa. Só que Carrie não era mesmo normal, possuía o poder da telecinese, podia mover objetos com a força do pensamento. Em paralelo a isso, as garotas malvadas do colégio acabam planejando fazer uma brincadeira com a pobre garota no dia do baile de formatura, só que algo deu errado, e o show de corpos e sangue começou. 

Fizeram um remake em 2002, mas passem longe. O original é mais assustador e interessante, e possui atuações inesquecíveis. 

6. Psicose (1960)


O maior clássico da vasta filmografia do mestre do suspense, Alfred Hitchcock, e dono de uma das cenas mais famosas do cinema não poderia fica de fora da lista. Muitos o classificam como Suspense e outros como Terro, mas o fato é que Norma Bates fez história com o ataque durante o banho da mocinha.  

Secretária (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares para se casar. Durante a fuga, erra o caminho e chega em um velho motel, onde amavelmente atendida pelo dono (Anthony Perkins), mas escuta a voz da mãe do rapaz, dizendo, que não deseja a presença de uma estranha. Mas o que ouve na verdade algo tão bizarro, que ela não poderia imaginar que não viveria para ver o dia seguinte. 


Revolucionário e que inspirou inúmeros diretores e foi o filme pioneiro na abordagem ao tema dos serial killers. 

5. O Exorcista (1973)

Nenhum filme mexeu mais com o imaginário do expectador do que o Exorcista, clássico de 1973. Em uma época em que ser possuído por um espírito era algo inexplicável, a história da filha de uma atriz começa a ter comportamentos estranhos é garantia certa de sustos e daquele medinho que pouco se sente hoje em dia. O filme possui cenas lendárias como a da masturbação com a cruz, o vômito verde, a cabeça giratória e na versão do diretor, a famosa descida de escada. 

Uma garota de 12 anos que depois de apresentar um comportamento estranho é examinada e mostra sintomas de possessão, já que nenhum médico pode ajudar a mãe da garota recorre a um velho exorcista pra tentar tirar o tinhoso do corpo da garota.

Além de ser um clássico, foi um pioneiro nas produções de crianças demoníacas de filmes de terror.

4. Sexta Feira 13 (1980)


O primeiro filme da série Sexta Feira 13, o Jason que conhecemos está ausente, e é a sua mamãe que causa todas as mortes recheadas de sangue à vontade. Além de ser um clássico do gênero, este foi o filme que Kevin Bacon acabou fazendo sua estreia no cinema.

Depois de muito tempo fechado, alguns monitores vêm passar uns dias no local que por muitos ficou conhecido como o "Acampamento Sangrento". Ignorando os avisos, eles preferem se divertir e passar o final de semana cantando e fazendo amor. Mas não esperavam que alguém fosse brincar de "Mate o Monitor". Assim, um por um eles vão morrendo sem que os outros descubram. 


Jason é meu serial killer favorito, e tudo graças a este filme (e a sua mãe)! 

3. O Bebê de Rosemary (1968) 

Polanski roteirizou e dirigiu este filme de terror que totalmente diferente de todos os outros filmes de terror. É aquele terror psicológico e angustiante, afinal quem não se compadeceu com Mia Farrow carregando o filho do capeta?! Um filme com muito suspense, muita tensão e atuações brilhantes por parte de todos os atores, sem exceção.

Rosemary e seu marido mudam-se para um novo apartamento em Nova York, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora logo ao lado. Esse casal possui modos de agir, e logo invade a privacidade de Rosemary de forma que começa a incomodá-la. Algo há por trás disso tudo e Rosemay, grávida, começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.

Só eu que queria ter visto o filhinho?! Ah quer saber, o fato de não mostrarem só aumenta o terror e o suspense. 


2. Pânico (1996)

A cena dos gritos da então desconhecida Drew Barrymore foi uma marco para uma geração. Pânico mexeu com todas as regras de filmes de terror, fazendo dele um clássico do gênero desde já.  

Uma pequena e pacata cidade está em pânico: um louco, fanático por filmes de terror, está assassinando brutalmente os jovens da cidade, agindo como os maníacos das telas. Primeiro ele telefona, faz perguntas sobre filmes do gênero. O pior é que ninguém tem idéia de quem possa estar por trás dos crimes. Todos são suspeitos e qualquer um pode ser a próxima vítima. Aliás, a única chance de sobreviver é manter-se sempre um passo à frente do assassino, fazer seu jogo. 



What Your Favorite Scary Movie?
1. Halloween (1978)

Um dos grandes clássicos do cinema de horror ficou com o primeiro lugar do meu TOP 10. Além de se chamar Halloween e da história envolver o feriado do terror, Michael Myers e sua enorme faca, que ao lado de Jason Voorhees ("Sexta-Feira 13"), Freddy Krueger ("A Hora do Pesadelo") e Leatherface ("O Massacre da Serra Elétrica"), está imortalizado na galeria dos famosos monstros modernos do cinema.

Um garoto que foi mandado ao manicômio após assassinar sua irmã foge da instituição agora que é adulto. O terror está prestes a começar na comunidade em que ele morava, onde ele começa a matar os adolescentes. Sua psiquiatra é a única que está atrás dele, por acreditar no seu poder de fazer o mal. 


O filme permanecerá sempre como um dos mais incontestáveis filmes de terror da sétima arte.  

Era para ter feito a lista no começo da semana, mas não deu tempo, pelo menos fiz antes do dia 31. Então cinéfilos que querem sentir medo neste Halloween, desejo que aproveitem bastante os filmes indicados o ou outros de sua preferência e bons sustos! Trick or treat?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário