segunda-feira, novembro 05, 2012

Crítica: Frankenweenie 3D

★★★★ Excelente homenagem de Tim Burton aos clássicos do terror!

2012 foi o ano em que algumas animações resolveram prestar homenagens singelas aos clássicos de terror. Algumas não obteriam sucesso, como o Hotel Transilvânia, outras, como Paranorman, tiveram êxito. Frankenweenie, a nova animação de Tim Burton, faz uma bela homenagem às películas de terror dos anos 1930, aliado ao sentimentalismo típico de um diretor apaixonado por cinema.

Victor (Charlie Tahan) adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky. O experimento dá certo, mas o que Victor não esperava era que seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes. 

A nova animação em stop motion de Tim Burton é uma adaptação de um curta de 1984 do próprio cineasta, rejeitado à época pela Disney, por conter morte com um animal de estimação. Em um momento nostálgico de sua carreira, Frankenweenie é uma comédia dramática e sombria que dialoga especialmente com os espectadores que viveram ou tiveram interesse em conhecer os clássicos de terror da década de 30. A animação é recheada de homenagens aos clássicos monstros de terror desta década. Como por exemplo: Victor e Sparky são uma homenagem ao filme Frankenstein; a cadelinha do filme é uma homenagem a esposa do Frankenstein; o professor Rzykrubki faz referência ao grande ator de filmes de terror, Vicent Price; Edgar homenageia o corcunda dos filmes de terror, e ainda conta com homenagens ao Godzila, vampiros, o Monstro do Lago Negro, Lobisomens e Múmias.

A estética do filme é um deleite à parte. A obra em preto e branco e o stop motion ajudam a dá ao filme um visual marcante, tornando-o um clássico, e mostra que estas duas técnicas ainda merecem muitos anos de vida. À bela trilha de Danny Elfman, é outra homenagem clássica aos filmes de terror. Capaz de levar o drama e a comédia tornando o desenrolar do filme ainda mais divertido e nostálgico. Não sou uma fã declarada do 3D, que virou febre rápido demais, e que somente alguns filmes souberam aproveitar os recursos da técnica. Infelizmente o 3D não foi bem utilizado. Talvez Burton tenha resolvido usar a técnica para atrair as crianças e os jovens, uma vez que esta a sua obra mais difícil de identificar o público do filme.
 
Divertido, emotivo e nostálgico a nova animação de Tim Burton é um filme tanto para os pequenos quanto para seus pais. Uma das melhores animações do ano, que homenageia os grandes clássicos do cinema de horror. Frankenweenie mostra que o cinema precisa e merece de mais obras que se transformam em uma carta de amor a sétima arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário