segunda-feira, janeiro 28, 2013

Comentando a Festa do SAG Awards 2013

Aconteceu neste domingo, 27, final de noite aqui no Brasil, a cerimônia de entrega do 19º SAG Awards 2013, a festa do sindicato de atores que reconhece o trabalho realizado por eles na TV e no cinema. Ou seja, são os atores votando nos atores. Uma festa mais simples, diga-se de passagem, e mais rápida que as outras premiações. A festa soube escolher bem seus vencedores e acabou homenageando outros, como os atores de 30 Rock e Breaking Bad, ambas as séries estão terminando lá na terra do Tio Sam.

O grande premiado da noite acabou sendo Argo, filme do Ben Affleck. O thriller político que recria a operação da CIA para resgatar seis norte-americanos, refugiados na casa do embaixador canadense em Teerã, faturou a categoria Melhor Elenco e agora o longa é mesmo favorito ao Oscar 2013. O curioso e que Affleck, que dirigiu e atuou no longa, não foi indicado em nenhuma das duas categorias. Principalmente na categoria direção, algo que achei um dos maiores erros da Academia este ano.

Nicole Kidman abriu o evento apresentando a categoria de Melhor Ator Coadjuvante. O prêmio foi para o ausente Tommy Lee Jones por seu papel em Lincoln, algo que achei inesperado, apesar do ator está bem, considero a atuação do Robert DeNiro superior. Como já era esperado, Anne Hathaway ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante por Os Miseráveis, em sua 2ª indicação ao SAG. E agora já dado como certo sua vitória no Oscar deste ano.

Robert DeNiro apresentou a categoria de Melhor Atriz, na qual sua colega de elenco, Jennifer Lawrence, foi premiada, aos 22 anos. Esta categoria estava bem disputada entre Lawrence e a Jessica Chastain por A Hora mais Escura. Apesar da atuação da Jessica está bem no filme sobre a caçada a Bin Laden, a atuação da Jennifer é infinitamente superior. Jennifer está ganhando todos os prêmios da temporada e provavelmente poderá levantar a estatueta dourada no dia 24 de Fevereiro. E como previsto, Daniel Day-Lewis foi eleito Melhor Ator por protagonizar Lincoln. Em uma atuação comovente e espetacular.


Na TV tivemos surpresas e homenagens. As homenagens ficaram por conta da vitória da série 30 Rock, que se despede da TV norte-americana nesta quinta, 31, faturando o prêmio nas categorias Melhor Ator em Série Cômica com Alec Baldwin e Melhor Atriz em Série Cômica com Tina Fey. E Breaking Bad que também está se despedindo da telinha norte-americana, levando na categoria Melhor Ator com Bryan Cranston. Claire Danes de Homeland faturou, como já era esperado, o prêmio de Melhor Atriz em Série Dramática. A surpresa da noite ficou por conta do elenco da série britânica, Downton Abbey, ganhando como Melhor Elenco. A série é ótima, mas sua terceira temporada mostrou que aquele "frescor" que a série tinha em sua primeira temporada, infelizmente, está terminando. Já o elenco de Modern Family ganhou Melhor Série Comédia, algo já esperado. Julianne Moore ganhou Melhor Atriz Minissérie ou Telefilme por sua atuação em Game Change e Kevin Costner faturou o prêmio de Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme por Hatfields & McCoys.

Uma premiação divertida, simples e rápida, onde os atores souberam premiar, merecidamente, seus colegas de profissão. Estamos nos aproximando cada vez mais da premiação mais importante do cinema, onde conheceremos os melhores do ano. A cerimônia de entrega do Oscar acontece em 24 de Fevereiro, em Los Angeles, e o ator/comediante Seth MacFarlane, diretor de Ted e criador da animação Family Guy, será o anfitrião da premiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário